ANO NOVO - 2017
Boa noite!!
Eu desejo aqueles que me acompanharam esse ano, um 2017 repleto de felicidade e de sonhos concretizados, e que possamos no próximo ano compartilhar de momentos prazerosos dando umas voltas pelo mundo.
Deixo algumas tradições e hábitos de alguns países na passagem de ano, lembrando que ainda temos tempo de fazer muitas simpatias e pedidos.
China - No final do ano os chineses fazem uma faxina em casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte, e na véspera do Ano Novo, quando anoitece, as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. À meia-noite, há queima de fogos para espantar os maus espíritos.
As comidas são preparadas antes da véspera de Ano Novo, pois nesse dia não se pode usar instrumentos cortantes com receio de "cortar a sorte".
Também as vassouras são guardadas, pois varrendo a casa corre-se o risco de varrer a sorte juntamente com a poeira.
Na China o Ano Novo é comemorado entre 20 de janeiro e 18 de fevereiro utilizado o calendário lunar.
PERU - São confeccionados bonecos de palha, vestidos com roupas velhas, os quais a meia noite são queimados simbolizando a queima do ano velho que se vai para acolher o novo ano.
CANADÁ - Nesse país a tradição é um pouco mais "gelada". Os canadenses tem o hábito de praticar o “mergulho do urso polar”, onde milhares de pessoas mergulham em águas geladas.
GRÉCIA - Segundo os costumes, o chefe da família dirige-se até porta e joga ao solo da casa uma romã, fruta que simboliza a abundância, fecundidade e sorte, e quanto em mais pedaços ela se desfizer melhor será o ano. Enquanto isso deverá se cantar: Muito anos! Feliz Ano Novo”, e em seguida entrar com o pé direito.
RÚSSIA - Após as 12 badaladas, o chefe da casa abre a porta para que entre o novo ano e lhe desejando boas vindas.
Ou então, escrever um desejo sobre um papel e queimá-lo. Em seguida colocar as cinzas em uma taça de champagne ou copo de vodka e beber o líquido juntamente com as cinzas antes da meia noite.
FINLÂNDIA e ÁUSTRIA– para saber o futuro joga-se metal derretido (chumbo) em uma vasilha com água assim que o relogio soa 0h. as figuras que surgirem quando o metal resfriar são guardadas como amuletos que irão auxiliar na realização dos pedidos feitos na pssagem do ano.
PAÍSES BAIXOS – Come-se Oliebollen, que são como donuts cobertos com açúcar de confeiteiro para dar sorte.
FILIPINAS – Para espantar os maus espíritos acende-se todas as luzes da casa, abre-se todas as portas, inclusive dos armários e janelas. Após meia noite deve-se correr para fechá-las.
PORTO RICO – O hábito para atrair sorte é o de encher vasilhas e caçarolas com água para jogar diante da entrada das casa a meia noite.
ESCÓCIA, IRLANDA e NORTE DA INGLATERRA: No dia de ano o "First Footer, ou seja, a primeira pessoa que cruzar a porta da casa, é a pessoa que "dirá" como será o próximo ano, segundo a natureza e o comportamento do visitante. O First Footer tradicional é um personagem misterioso, descrito como um homem grande, sombrio e de boa aparência. Sem uma palavra ele atravessa a casa e coloca um pedaço de carvão no fogo, pão sobre a mesa, e enche o copo do chefe da casa e deseja um bom ano a todos. Ele entra pela porta da frente e sai pela porta de trás, porém se atravessar a casa sem fazer uma dessas coisas, é sinal de que o ano será particularmente difícil.
HONDURAS - Pega-se três laranjas sendo uma com casca, uma sem casca e outra semi-descascada. Feito isso joga-as debaixo da cama sem olhar e em seguida deita-se ao chão e sem olhar pega uma delas. Se pegar uma com casca significa que o ano será excelente, sem casca terá um ano ruim e a semi-descascada o ano será regular.
DINAMARCA - Nessa país a tradição é quebrar os pratos. As pessoas que quebrarem mais pratos serão consideradas com mais sorte no ano vindouro e graças a esse ato nossos amigos continuarão sendo leais. Outra tradição diz que os Dinamarqueses sobem nos móveis, e as 12 badaladas de meia noite, pulam dos móveis significando o "salto no Ano Novo".
CUBA - Joga-se água pela janela a fim de lavar as más vibrações do ano que termina.
REPÚBLICA TCHEKA - Para saber como será o Ano Novo, você deverá cortar uma maçã em dois. A forma do núcleo decidirá o destino. Se for o de uma estrela o ano será perfeito, ser for em forma de cruz: mau sinal, o ano será ruim.
BÉLGICA - Em alguns lugares é comum esfregar champagne atrás da orelha enquanto formula um desejo.
.
Mais alguns:
Para ter sorte no ano novo, use roupas com bolinhas
Bolinhas vermelhas para a vida, bolinhas pretas, brancas...
Uma blusa, uma saia, uma calça, ou um vestido com bolinhas é a chave para se ter sorte na virada do ano.
Para atrair dinheiro:
Na véspera do ano, voce deverá esconder 2 moedas fora de sua casa. Na manhã seguinte deverá recuperá-las e conservar essas moedas durante todo o ano vindouro. Esteja certo de que voce terá uma boa fortuna no ano vindouro.
ou
Esfregue uma moeda pelo corpo logo na manhã do novo ano para igualmente assegurar dinheiro para o próximo ano.