GRÉCIA - RAGU DE FRANGO À GREGA E HOMUS AO MOLHO DE UVAS PASSAS E ACETO BALSÂMICO
Boa tarde!
Fechando a nossa jornada pela Grécia pudemos perceber que para conhecê-la um "pouquinho", precisamos adentrar essas ilhas e mergulhar nos vestígios de seu passado, conhecendo outros sítios e ruínas impressionantes. A Grécia dos filósofos, dos poetas, da música, do teatro e de suas belas ilhas, com certeza não saíra jamais dos corações de todos aqueles que por lá passaram. E nós, em nosso tour virtual vamos nos despedindo dessa última paragem e encher nossos olhos com algumas fotos desse belo país.
SANTORINI - romântica e ao mesmo tempo própria para os que procuram um pouco mais de agitação, Santorini é uma ilha de origem vulcânica com praias de areia escuras que se misturam com o azul do mar contrastando com suas construções brancas. Fira, situada na encosta da montanha está entre uma das cidades mais bonitas.
PAXOS - Pequena e bela. Um oásis perfeito para os casais que preferem um lugar mais tranqüilo e íntimo. Ideal para caminhar e descobrir pequenos lugares que passam despercebidos.
MYKONOS - para os que gostam de agitação a vida noturna é intensa, porém ela não se resume apenas a isso. Como o turismo ainda não acabou com a tranqüilidade, vale caminhar pelas ruelas que formam verdadeiros labirintos, além de presenciar seu vibrante e ativo porto durante a manhã, horário que chegam os pescadores.
TRIKALA - METEORA - a região de Trikala é rica em história e curiosidades naturais.
As fantásticas rochas de Meteora são vizinhas da cidade de Trikala e seus monastérios (século XV) são únicos, situados nos picos das montanhas, fazem parte do Patrimônio da Humanidade.
SKIATHOS - com uma área pequena de aproximadamente 46 km, Skiathos oferece uma beleza luxuriante, com belas praias, mais de 60, de água azul turquesa. Alguns a consideram possuidora das mais belas praias da Grécia, isso significa que a ilha possui praias para todos os gostos, com boa infra estrutura para passar o dia e esquecer o resto do mundo.
KEFALONIA - belíssima ilha coberta de densa e luxuriante vegetação, com praias idílicas e paisagens esplêndidas, além das imperdíveis cavernas e grutas.
ZAKHINTOS - ilha maravilhosa e cinematográfica, com mar azul profundo e areias suaves. É a maior das Ilhas Jônicas e além de bela, generosa por conta da cultura de seus olivais e de suas videiras. É também conhecida como a ilha das canções e das serenatas.
SYMI - ilha cercada de água de um azul profundo, e montanhas áridas que se debruçam sobre esse azul. Com construções neoclássicas que se estendem colina acima e vista para o mar, Symi, é hoje protegida de projetos imobiliários e as restaurações ou construções de casas são regidas por normas extremamente rígidas. Visitar Symi, portanto, é mergulhar no tempo.
CORFU - possui inúmeras praias e enseadas para todos os gostos e gêneros, desde as mais isoladas até as mais agitadas. As fortificações da cidade, de frente para o mar, merecem uma visita. Uma cidade montanhosa que guarda seu charme, charme, aliás que nem o grande número de turistas consegue ofuscar.
Bom, após termos feito um pequeno tour por algumas das ilhas, vamos dizer adeus, ou melhor até breve a esse país de encanto e aprender mais duas receitas.
Vamos a elas?
A primeira é um ragu, muito gostoso, além de ser extremamente fácil e a segunda, finalmente, receita de um mezé, um pouco diferente do tradicional pois bem sabemos que tanto a cozinha grega como a turca possuem algumas receitas um pouco parecidas uma vez que essas culturas se mesclaram no passado. A cozinha grega tem a vantagem de utilizar ingredientes que também temos disponíveis aqui, exceto alguns, um pouco mais difíceis ou caros, mas dá para substituir e trazer um pouco do sabor da cozinha grega para a nossa mesa.
RAGU DE FRANGO À GREGA
Ingredientes:
600 gramas sobrecoxa de frango sem pele e desossada ou peito de frango desossado e sem pele
1 bastão de canela
4 dentes de cravo
5 grãos de pimenta da Jamaica
1 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de azeite
1 cenoura média sem casca e finamente fatiada
1 cebola pequena finamente fatiada
1 lata de tomate pelado (picado)
30 cl de caldo de galinha
1 folha de louro
pimenta do reino (opcional)
sal
10 azeitonas pretas sem caroço
salsinha picada
Modo de fazer:
Lave o frango e deixe de molho por alguns minutos em água com limão. Lave novamente, seque e reserve.
Quebre a canela e coloque no processador juntamente com o cravo e a pimenta. Assim que estiver reduzido a pó coloque essa mistura na farinha de trigo que deverá estar temperada com sal e pimenta do reino.
Passe o frango nessa mistura.
Leve uma panela ao fogo médio, coloque o azeite, deixe aquecer e acrescente o frango, deixando que ele tome cor.
Abaixe o fogo, acrescente a cebola e a cenoura e refogue por aproximadamente 10 minutos. Se não estiver usando uma panela antiaderente, vá pingando água conforme a cebola e a cenoura adiram ao fundo da panela.
Em fogo alto, acrescente o tomate, o caldo de frango e a folha de louro.
Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 45 minutos até que o frango fique macio, bem cozido e o molho tenha encorpado.
Acrescente as azeitonas, deixe mais alguns minutos.
Decore com salsinha picada e sirva com arroz branco
Obs.: Como vocês podem ver o meu arroz não é branco, eu misturo várias coisas: arroz preto, integral, vermelho, cevadinha, centeio, lentilha etc.
HOMUS AO MOLHO DE UVAS PASSAS E ACETO BALSÂMICO
Ingredientes:
265 gr de grão de bico cozido (corresponde a 120 gr sem cozimento)
1 dente de alho (não coloquei rsrsrsrs)
suco e raspas de 1 limão de preferência siciliano e orgânico
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de tahini
1/2 colher de café de páprica doce
sal
Molho:
30 gramas de uvas passas
50 ml de aceto
20 ml de azeite
salsa
Modo de fazer:
Reserve a água do cozimento do grão de bico.
Processe o grão de bico, azeite, alho amassado e o sal e em seguida vá colocando aos poucos o azeite e o suco de limão alternadamente até adquirir a consistência de um patê.
Se necessário maior cremosidade acrescente um pouco da água do cozimento do grão de bico, corrija o sal e a acidez.
Acrescente as raspas de limão, mexa e reserve.
Molho:
Deixe as uvas passas de molho no aceto por 20 minutos, e após processe juntamente com o azeite.
Coloque o Homus em um bowl, por cima dele o molho de uva passa e decore com salsinha. Sirva com pão pita, torradinhas, etc.
Obs.: Vocês podem observar que o meu ficou avermelhado porque coloquei bastante páprica e pimenta vermelha em pó.