top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

ALIMENTANDO A ALMA COM A MÚSICA E A DANÇA GREGA



Alimentando a Alma com a Cultura Grega - Cozinha do Fim do Mundo

Boa noite!!

Bem sabemos que estando fora de um país, gostamos também de conhecer suas músicas, danças, enfim, também refrigerarmos nossas almas com as coisas belas que qualquer país, com certeza tem para nos apresentar, e a Grécia não é diferente. Poderíamos ficar meses falando sobre os tipos diferentes de danças, músicas, instrumentos, mitologia e com certeza não conseguiríamos esgotar os temas, tamanha a vastidão e riqueza de informações. Mas para não ficarmos totalmente à deriva, separei quatro diferentes temas para vocês se deleitarem. Uma dança tradicional, um cantor da atualidade, um cantor clássico e uma apresentação de vários cantores famosos que se reuniram para arrecadar dinheiro e mantimentos em auxílio aos menos favorecidos. Espero que gostem e que despertem em vocês o sabor, o gosto pelo outro canto do mundo.

SIRTAKI

A tradição da música e da dança Grega remonta milhares de anos. Na mitologia grega, a Deusa da Dança e do Canto, era Terpsichore, uma jovem alegre, que tinha a cabeça coroada com uma guirlanda de flores e uma lira em uma das mãos ao som da qual cadenciava os cantos e a danças.

Na Grécia antiga a dança tecia a trama da vida nas celebrações dos Deuses e dos heróis, cerimônias de guerra e de paz, mudança das estações, trabalhos nos campos, coisas do quotidiano, enfim tudo era ritmado pela dança.

A dança grega faz parte de um precioso patrimônio cultural nacional conservado pela população greco-romana como um valioso legado da Grécia antiga, uma vez que cada momento considerado importante por eles era celebrado e narrado através da dança.

Ainda hoje a dança e a música fazem parte de suas vidas expressando e exaltando suas alegrias, tristezas, contando suas histórias e levando adiante, como outrora, através de gerações a história do povo de cada ilha.

Evidentemente existem inúmeros tipos de danças, cada ilha com suas características, porém hoje vamos destacar o SIRTAKI.

Embora seja conhecido mundialmente, o SIRTAKI não é uma dança tradicional grega. Ela foi criada em 1964 para o filme ZORBA O GREGO e seu compositor é MIKIS THEODORAKIS. Na verdade a música não era bem essa, porém, na véspera o ator principal sofreu uma torção no pé e como a música se caracterizava por vários passos saltitantes, o compositor Mikis Theodorakis foi chamado para fazer alteração na música, o que foi feito no mesmo dia. O SIRTAKI, portanto é a mistura de dois estilos conhecidos na Grécia: o syrtos (movimentos com passos lentos) e o pidikthos (saltitantes e rápidos).



Quem quiser também poderá se deleitar e mergulhar dentro desse filme emocionante, um clássico, que conta a história de um jovem escritor inglês que parte para Creta para explorar uma mina que herdou. Ele se torna amigo de um sexagenário, porém um grande abismo os separa, pois enquanto Alexis Zorba (Anthony Quinn) ama beber, rir, dançar e cantar, Basil vive engessado em sua rígida educação.

O filme foi inspirado no livro de Níkos Kazantzákis de nome Alexis Zorba. Eu garanto apesar de ser antigo, vale à pena.

 

Kostas Martakis

Bom agora vamos dar um giro através das noites e conhecer um cantor da atualidade muito conhecido não só lá mas em outros países da Europa. Quem não conhece seus dons como cantor, com certeza já o conhecem por sua beleza.

Konstantinos “Kostas Martakis” modelo, cantor e apresentador de TV, nasceu em 25 de maio de 1984. Em sua infância foi ativamente engajado no basquete e chegou a jogar para a equipe de basquete juvenil. Em seguida entrou para a carreira de modelo ao mesmo tempo em que se diplomava em ciência de computação na Universidade em Atenas. No início de sua carreira ele não só queria a carreira esportiva como a música, porém chegou à fama depois de aparecer no show de talentos (DREAM SHOW) da televisão grega em 2006.

Em um curto período de tempo ele alcançou um grande sucesso e desde então sua carreira tem sido brilhante. As pessoas tem sido atraídas por inúmeras de suas qualidades, extremamente carismático, dono de uma voz incrível, e beleza idem.

Vamos ouvir uma de suas músicas e conhecer um de seus dons?


E aí, gostaram?

 

Stamatis Spanoudakis

Bem, agora vamos passar para um compositor mais denso, sensacional e emocionante, que eu particularmente já conhecia e gosto muito: Stamatis Spanoudakis

Stamatis é um famoso compositor clássico que também compõe world music. Nasceu na Grécia e muito cedo a música se tornou a coisa mais importante de sua vida. Começou estudando música clássica e na juventude fez parte de algumas bandas onde tocava guitarra e teclado. Mais tarde retornou para o clássico e se dedicou aos estudos de composição e foi então que se sentiu atraído pela música bizantina, que o direcionou a partir dessa época para a composição grega e música instrumental. Desde então, ele tenta reconciliar as três influências musicais (rock, clássica e bizantina). Escreveu inúmeras canções para grandes cantores gregos, e músicas para filmes que tiveram sucesso não somente na Grécia como Alemanha e Itália. Stamatis tem seu próprio estúdio onde ele grava suas músicas, sendo ele mesmo o compositor, arranjador, produtor, performer e engenheiro de suas obras.




 

"TODOS JUNTOS, NÓS PODEMOS"

Eu trouxe para vocês a mobilização dos cantores gregos que aconteceu dia 16 de junho de 2016, em Atenas, no Estádio de Mármore. Essa mobilização teve como objetivo arrecadar dinheiro e alimentos para os menos favorecidos em virtude da crise econômica e social em que o país mergulhou desde 2009. O crescimento do nível de desemprego, número de pessoas abaixo da linha da pobreza e sem tetos fizeram com que essa mobilização tivesse grande repercussão e sucesso e prova que a solidariedade está sempre presente em qualquer lugar do mundo.

A canção se chama: "Minha mãe, a Grécia", e esses são os primeiros versos da canção: “Eu não tenho casa para ir, nem cama para dormir. Eu não tenho caminho, nem vizinhança, para cantar no primeiro de maio.

Sobre a batuta do maestro Stávros Xarchákos, nove artistas responderam ao apelo “Todos juntos, nós podemos! “ e esse é também o nome da associação de solidariedade que produziu o evento, juntamente com Skai, um dos maiores grupos de mídia da Grécia.

Para assistir esse grande espetáculo cada um contribui com 5 Euros e um pacote de mantimento (foram arrecadadas mais de 120 toneladas de alimentos).

Realmente foi um belo gesto para ajudar o país e seus habitantes a atravessarem essa crise que já se arrasta há alguns anos, e segundo o diretor geral da Skai: esse foi somente o primeiro concerto sob o slogan de “TODOS JUNTOS, NÓS PODEMOS”.


Bem, eu espero que vocês tenham gostado desse giro cultural para alimentarmos nossa alma, pois essa é uma excelente forma de nos reabastecermos e elevar nossas vibrações.

Kaliníxta - Boa noite!!

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page