Grécia - o dia a dia no país dos deuses do Olimpo e uma receita do patrimônio culinário grego
O dia a dia e os ingredientes que ressaltam o sabor da cozinha grega
Bom dia!!
A jornada hoje girará em torno do dia a dia dos gregos, dar uma olhada em seus pratos e na hora do almoço marcamos um almoço em uma tradicional taberna grega, certo?
Vamos então dar uma espiada em sua rotina que, graças aos deuses, ainda segue seu ritmo nas ilhas. Ela começa bem cedo com um pão fresco e queijo (geralmente o feta – queijo nacional da Grécia) acompanhado de café bem forte. O almoço é a refeição mais importante, pois quando eles vêm do trabalho, querem comer e descansar.
Durante as refeições, os pratos são colocados no centro da mesa e compartilhados entre eles e.... após o almoço? Bem, após o almoço o saudável hábito da sesta. Em seguida mais algumas horas de trabalho e a noite é hora de voltar para a casa e estar com a família ou entre amigos se deliciando com os apetitosos Mezés, o qual é servido por volta das 21:00 horas, não nos esquecendo de mencionar, porém, o vinho e o café grego ao final das refeições. Aliás, temos os mezés tanto na cozinha grega, quanto na árabe e na turca(mezé, mezzé e meze respectivamente).
Comer e beber na Grécia são ainda, felizmente, hábitos extremamente prazerosos e democráticos onde todas as idades, classes sociais, celebridades ou não, se misturam para desfrutar da mesma taberna do bairro preferido, de um restaurante ou de um café.
Quanto aos ingredientes, base da cozinha grega, temos os frescos temperos aromáticos que são os pontos altos e fazem o destaque dessa cozinha. Ervas como orégano, tomilho, alecrim, coentro, endro, funcho e sálvia; e especiarias como a canela, noz moscada e baunilha são as essências e a marca dessa cozinha mediterrânea. Contamos ainda com os queijos que provém em sua maioria do leite de cabra e ovelha, macios e cremosos, que também fazem parte da alimentação do povo grego.
Não podemos nos esquecer de forma alguma, do fantástico e perfumado azeite, que enriquece alguns métodos tradicionais de cozinhar: como grelhar, assar ou o longo e lento cozimento que tendem a melhorar com a generosidade com que o azeite é utilizado, dando um sabor a mais nos já tão perfumados e saborosos pratos. Ele, por si só, merece um capítulo a parte que deixaremos para outro momento. Ele está tão presente e é um ingrediente tão forte no dia a dia, que dizemos até mesmo que assim como o sangue que circula em nossas veias, para algumas famílias gregas ele é representado pelo azeite oriundo dos olivais que passam de geração a geração, lhes impregnando a alma e o sangue com um sentimento de orgulho que lhes sustenta, dá vigor e saúde.
Uma estatística: Os gregos consomem mais azeite do que qualquer outro país (aproximadamente 20 litros por pessoa e por ano) e 75% da produção do país é de qualidade extra-virgem, isso faz da Grécia o 3º produtor mundial de azeite.
Para finalizar essa segunda parte de nosso tour, estudos concluíram que a dieta alimentar da cozinha grega, isenta de gorduras animais e que incorpora azeite, cereais, legumes, frutas e peixes, ingredientes esses sempre frescos e mais o vinho tinto (moderadamente), fizeram e fazem com que a Grécia tenha uma excelente reputação no quesito da alimentação beneficiando-os com uma excelente saúde e proporcionando uma maior longevidade.
AVGOLEMONO
Bom pessoal, após essa pequena volta espiando os hábitos e costumes desse povo, todos estamos cansados e com fome não é mesmo? Então que tal pararmos para uma receita extremamente popular e como disse acima: patrimônio da culinária grega? Estamos falando da sopa AVGOLEMONO
que no sentido literal significa: ovo - limão, ou seja, "avgo" = ovo e "lemono" = limão.
Avgolemono é uma palavra usada para definir sopa ou molhos feitos com ovos e suco de limão misturados a um caldo aquecido até engrossá-lo, tornando-o extremamente sedoso, cremoso e ácido. A base desse molho pode ser de carne, peixes ou legumes, no nosso caso, será frango.
Vocês verão também receitas dessa sopa feitas com arroz arbóreo, porém, optei pelo Orzo e destaco aqui mais uma particularidade: pode ser servida quente ou fria. Ela é simples, deliciosa, saudável e com ingredientes do nosso dia a dia: frango, ovo, caldo de frango, e limão - fácil não é?
Ingredientes:
1 xícara de chá de orzo
1 cebola pequena finamente picada
3/4 de colher de chá de sal
1/4 colher de chá de pimenta do reino (opcional)
4 colheres de sopa de azeite
8 xícaras de chá de caldo de frango
3 xícaras de chá de peito de frango cozido e desfiado
2 ovos em temperatura ambiente
1/3 a 1/2 xícara de chá de suco de limão (conforme gosto)
Decore com zestes de limão (raspas), dill ou então salsinha.
Modo de fazer:
Cozinhe o orzo de acordo com as instruções da embalagem (cerca de 8 minutos), escorra a água e reserve.
Aqueça o azeite adicione a cebola e assim que estiver macia acrescente o caldo de frango, e deixe levantar fervura. Antes de desligar separe 2 xícaras desse caldo, reserve e acrescente o peito de frango ao restante do caldo, deixe ferver mais um pouco e desligue.
Enquanto isso, em um bowl bata vigorosamente os ovos, acrescente lentamente o suco de limão e bata mais um pouco.
Na sequência vá acrescentando muito lentamente o caldo que você reservou acima (2 xícaras) e batendo continuamente vá adicionando até que tenha agregado a segunda xícara do caldo. Bata mais um pouco.
Agora, torne a ligar o fogo do caldo restante e acrescente essa mistura de ovo com limão lentamente e continue a mexer até que fique cremoso, porém sem deixar ferver.
Desligue, corrija o sal e o limão, se preferir mais ácido, coloque em bowls e decore com zestes de limão e sirva com pão pita.
καλή όρεξη - kalí órexi! Bom apetite!