SABUDANA KHEER - Sagu ao leite com especiarias
Oi gente!!!
Hoje vamos nos antecipar um pouquinho e seguir uma rota um pouco diferente: a Índia. Não se trata ainda de nossa viagem oficial, propriamente dita, mas somente um preâmbulo sobre um ingrediente que também usamos aqui. Essa receita é para irem se familiarizando com algumas das muitas especiarias usadas na Ásia. A estrela desse nosso doce é o sagu e degustá-lo ainda morno realmente é um deleite.
Vamos fazer um sagu, um pouco diferente do tradicional, que é muito rápido, fácil, e claro, sensacional. Na verdade o sagu em alguns países da Ásia tanto pode ser usado em pratos doces como em salgados. Essa receita que estou dando hoje, dependendo da região da Índia terá um nome e um ou outro ingrediente diferente. Se estivermos no Norte será Kheer e no Sul Payasam.
Como disse anteriormente, encontramos esse doce por toda a Índia e ele é feito principalmente para as festas religiosas onde são oferecidas às divindades como Prasad**. Existem algumas variantes, porém a base é sempre a mesma: leite ou leite de coco, açúcar e frutas secas. Pode ser feito com arroz, vermiceli, sêmola, paneer (queijo semelhante a ricota) e essa versão que estamos dando aqui.
Ingredientes:
1/2 xícara de chá de sagu
500 ml de água
450 ml de leite (3 xícaras)
1/2 xícara de leite condensado (100 gr)
1 colher de sopa de ghee ou manteiga
10 a 12 castanhas de cajú sem sal
2 colheres de sopa de uvas passas
1 pitada de açafrão
1 colher de chá de cardamomo em pó
2 colheres de sopa de coco ralado
Modo de fazer:
Deixe o sagu de molho na água por 2 horas, após esse tempo coloque-o em uma paneira e passe em água corrente para que saia o excesso de amido. Deixe na peneira até o momento de usar.
Leve o leite ao fogo, e assim que levantar fervura adicione o açafrão, abaixe o fogo e deixe por 1 minuto.
Adicione o sagu e cozinhe até que fique translúcido e por último acrescente o leite condensado. É importante mexer de vez em quando para não grudar. Deixe cozinhar por mais uns 2 minutos e desligue. Ele fica com uma consistência fina e não grudenta como o sagu tradicional. Transfira para um prato ou bowls individuais.
Em uma outra panela derreta o Ghee ou manteiga e frite as castanhas de caju, uva passa e coco ralado.
Mexa até que comecem a ganhar cor.
Desligue e despeje essa mistura sobre o sagu já pronto e polvilhe cardamomo em pó por cima.
Sirva morno ou frio, eu particularmente, prefiro morno.
Obs: Podem substituir uma parte do leite por leite de coco.
**Prasad: de uma maneira sucinta, é uma oferenda simbólica aos Deuses, que retorna aos devotos após ter sido abençoada. É a fusão, a incorporação do divino através da ingestão sagrada.