GENGIBRE
Olá!!!
Como demos a receita relâmpago de duas bebidas excelentes para a nossa saúde, não poderia deixar de mencionar as propriedades do gengibre, não é? O gengibre é praticamente bom para todos os males, então devemos adotá-lo no nosso dia a dia, e consumi-lo, ou em chá, ou como especiaria. Então vale usar a imaginação e inclui-lo em algumas das nossas refeições durante o dia. Vamos saber um pouco sobre ele?
GENGIBRE – Zingiber officinale
Do gengibre, o que nos interessa são os rizomas da planta que ficam sob a terra e têm protuberâncias que nos lembram mãos ou dedos. Após a floração, eles são arrancados, lavados, raspados e secos ao sol.
Um pouco de história: O gengibre é uma das especiarias mais antigas do mundo, e não se sabe ao certo a sua origem, se é proveniente da Índia ou da China, visto encontrarmos traços de sua utilização em antigos manuscritos chineses e textos antigos da Índia, onde era usado como planta medicinal. O gengibre foi uma das primeiras espécies a ser importada na Europa. O gengibre é mencionado no Kama Sutra e nos Contos Mil e Uma Noites.
Era também usado no processo de mumificação no Egito Antigo. O Grego Dioscoride e o Romano Plínio, o Velho, fazem menção em seus escritos médicos, destacando as propriedades carminativas e antídoto contra venenos.
Sua origem tal qual a canela e ainda o cravo eram guardados a "sete chaves” pelos mercadores e durante muito tempo acreditou-se que o gengibre era da família da pimenta. O gengibre era caro, razão pela qual era usado como moeda de troca e sujeito a taxação. Na época dos escravos, as propriedades afrodisíacas do gengibre levaram os Portugueses a intensificar seu cultivo na África Oriental, a fim de alimentar os escravos do sexo masculino: o objetivo era despertar o apetite carnal, fazendo com que maior número de mulheres engravidassem a fim de aumentarem o número de trabalhadores em suas terras.
Na China, era hábito oferecer um pote com gengibre, que servia para conservar essa especiaria, como presente de casamento. Tornou-se muito em voga no século XVIII, e foi imortalizado por pintores célebres como: Van Gogh, Cézanne e Toussaint.
Nas Filipinas ele é usado para afastar os maus espíritos e em Hong Kong para estancar o sangue de um ferimento. Na medicina asiática é conhecido por suas propriedades capaz de tratar quase todos os males. Ainda nos dias de hoje, no mundo árabe, o gengibre é usado para avivar a febre carnal. No Senegal as mulheres usavam um cinturão feito com os tubérculos a fim de estimular o vigor sexual de seus maridos. Essa conotação sexual se deve em parte à sua raiz que lembra a forma de um jovenzinho.
Na cozinha: utilizado na cozinha créole, indiana e praticamente em toda a Ásia: Tailândia, Vietnã, Indonésia, Malásia, etc.... É um dos ingredientes mais utilizado em mistura de especiarias.
Na cozinha japonesa utiliza-se o gengibre marinado no vinagre de arroz, o gari (que todos nós conhecemos) para refrescar o paladar entre uma degustação e outra de sushis.
Na cozinha chinesa é utilizado somente com o intuito de mascarar sabores fortes de alguns peixes, frutos do mar, frangos e carneiros.
Na confeitaria perfumam biscoitos e bolos.
Pode ser utilizada em pó, raiz seca e fresca. Serve para aromatizar o chá e pode ser usado desde o preparo de uma entrada até a sobremesa. Perfumam carnes, legumes, frutos do mar e peixes. Também vai bem em molhos, marinadas, vinagrete acrescentando um sabor muito especial, e uma pitada de gengibre ressalta o sabor das frutas maduras.
Propriedades: O gengibre é rico em minerais como manganês, fósforo e magnésio, e ainda cálcio, sódio e ferro. No que concerne às vitaminas encontramos a B1, B2 e B3.
Ele pode ser usado como:
antiinflamatório e analgésico natural, pois alivia artrite, artrose, fibromialgia e fadiga crônica.
digestivo: trata as digestões difíceis, flatulências, gastrite e úlceras do estômago, diarréia, etc.
afecções da garganta: alivia as infecções da garganta e afonia.
náuseas e vômitos: recomendado durantes os primeiros meses da gravidez para aliviar os problemas de náuseas, sendo extremamente eficaz para o mal do mar durante a viagem,
acelera o metabolismo: auxiliando na perda de peso,
diabetes: um estudo científico rigoroso demonstrou um efeito benéfico na consumação de 3 gramas de gengibre em pó durante 8 semanas aos indivíduos portadores de diabetes tipo 2. O extrato do gengibre diminui a taxa de glicose do sangue em jejum e da hemoglobina glicada além de melhorar a resistência à insulina.
Sabor: picante, doce, adstringente e levemente cítrico com um final fresco
Conservação: em filme plástico, por inúmeras semanas na gaveta legumes da geladeira.
Pó: em recipientes fechados ao abrigo da umidades e da claridade.
Receita Relâmpago: Vou dar uma nova receita para que voces possam incluir definitivamente o gengibre no dia a dia. Essa bebida é bastante consumida na Costa do Marfim, Senegal, Guiné, Mali e Marrocos. É conhecida pelo nome GnamakouDji que significa Água Apimentada.
Água Apimentada
Ingredientes:
1 litro de água
100 gr de gengibre lavado e descascado
300 gr de abacaxi picado
1/3 xícara de chá de limão
açúcar a gosto
Modo de fazer: coloque no liquidificador o gengibre, o abacaxi e o suco de limão, em seguida junte a água, bata novamente e coe. Adoce a gosto e sirva bem gelado