NOZ MOSCADA E MACIS
Boa tarde pessoal!!!
Estou em falta para comigo mesma e para aquilo que me propus, e evidentemente para com voces, mas vamos lá, nunca é tarde não é? Enquanto preparo nossa viagem para a Indonésia, vamos saber um pouco mais sobre especiarias e hoje vamos falar sobre a NOZ MOSCADA E O MACIS. Ambos são originários da mesma árvore, a myristica fragrans. A Noz Moscada e o Macis além de ser um condimento e especiaria, é uma árvore frutífera. A noz moscada nada mais é que a amêndoa da fruta de uma árvore chamada moscadeiro e seu tamanho pode variar 10 a 20 metros, podendo frutificar até os 100 anos, sendo que cada árvore pode produzir até 20 Kg de noz por ano.
Um pouco de história sobre o Moscadeiro: O moscadeiro, por conseguinte a noz-moscada, já era conhecida pelos Gregos e Romanos. Os árabes tiveram durante muito tempo seu monopólio, ocultando a sua origem geográfica e assim como os árabes, os Portugueses seguidos dos Holandeses tentaram também a primasia sobre sua comercialização, porém foi somente em meados do século XIV que ela começou a ser cultivada e comercializada na Malásia, Indonésia, Antilhas e Sri Lanka. Conta-se que um holandês preferindo o sabor do Macis ao da Noz Moscada, ordenou o abate de todas as árvores a fim de substituí-las pelo Macis (terrível engano esse não é, um exemplo do desconhecimento/ignorância sobre a origem dos produtos.). Na Idade Média, era comum oferecer Noz Moscada para ser guardada próximo ao bolso, para afastar doenças e evitar fratura dos ossos. Na Índia existem referências datadas há mais de 2.000 anos onde se aconselhava o seu uso àqueles que desejavam ter um “hálito puro, fresco e perfumado”, devendo mastigá-la juntamente com um dente de cravo. No século XVI as pessoas carregavam a noz moscada no bolso a fim de raspá-las em suas refeições e usá-las também nos vinhos quentes e nas cervejas. Toulouse-Lautrec fazia o mesmo, sempre levava a sua consigo e a raspava em seu Porto, do qual era grande admirador.
Paul Sébillout relata uma receita de bruxaria Belga para encantar os amantes. Uma jovem que tem um amante infiel, deveria escrever o seu nome e o de seu amado em uma noz moscada, envolvê-la em uma mecha de cabelo do amado, e enterrá-la sob uma faia. Quanto mais crescesse a raiz empurrando a noz moscada, mais apaixonado tornava-se o traidor, porém, caso a jovem não o quisesse mais, o infiel não tardaria a morrer.
MACIS
O macis é a pele, a casca que recobre a semente (noz moscada) da fruta e possui uma coloração que varia entre o vermelho, laranja e amarelo, e se parece com uma renda. Nós a chamamos de noz moscada, porém o correto é MACIS.
Na cozinha: É utilizada inteira em peixes, carnes brancas bem como perfumam molho béchamel, quiches, soufflés de queijo, arroz, ovos, etc. Em sobremesas podemos usar em frutas, tortas de maçã e limão e para perfumar bebidas quentes e frias.
Sabor: O macis tem um perfume que lembra a canela e a pimenta, não muito diferente da noz moscada, porém mais sutil e delicado.
Propriedades Medicinais: Contém potássio, fósforo, cálcio e magnésio. É utilizada no combate a diarreia, náuseas e age também como sedativo, acalmando os problemas respiratórios e também as dores reumáticas.
Conservação: em vidro fechado ao abrigo da luz.
Receita Relâmpago: Anote a receita de uma bebida deliciosa que tivemos a oportunidade de experimentar em uma de nossas viagens e que se chama: Amor Perfeito, e voce encontrará na aba de Receitas Relâmpagos.
NOZ MOSCADA
A noz moscada conforme falamos é a amêndoa da fruta do Moscadeiro e para comprovar sua qualidade é necessário deixar traços de óleo essencial nas mãos quando esfareladas.
Na cozinha: ela pode ser raspada para aromatizar sopas, carnes, béchamel, gratinados, temperar purês à base de batatas, legumes e cogumelos, bem como nas quiches a base de queijo. Ela deverá ser ralada na hora de sua utilização pois adquirida moída perde o sabor e suas propriedades.
Propriedades medicinais: são anti-reumáticas, podendo ser usada no tratamento de bronquite, diarreia crônica, tendo propriedades digestivas combate a flatulência e as infecções intestinais. A noz-moscada é amplamente utilizada nas indústrias: frigorífica, farmacêutica, tabacaria e cosmética.
Finalizando narro uma passagem sobre o Moscadeiro em uma de nossas viagens. Na Malásia, tivemos a oportunidade de encontrar lojas onde todos os produtos comercializados eram feitos com os produtos originários do moscadeiro. Sem contar o cheiro que é sensacional, a fruta além de atrativa aos olhos é tão saborosa quanto o cheiro, a qual alias, acrescida de seu colorido desperta a vontade de mordê-la imediatamente. Nessas lojas, pudemos encontrar, mel, geléias, biscoitos, sucos, xaropes, frutas desidratadas, compotas, sabonetes, cremes, velas, enfim, uma gama imensa de produtos. Visitamos ainda uma Fazenda de Especiarias e tivemos a oportunidade de ver o pé, o fruto e claro sua degustação. Nos foi informado que a semente do Moscadeiro, ou seja a noz-moscada é alucinógena e que basta uma noz a mais para comprovar esse efeito, podendo até levar a morte. Confirmei a veracidade dessas informações em outras pesquisas, onde é dado o alerta sobre seu alto grau de toxidade.