MENTON E A FESTA DO LIMÃO
Boa tarde pessoal!!
Enquanto finalizo o Post com a receita, vamos conhecer um pouco a cidade considerada a Pérola da França: Menton e o que narra a lenda a respeito de sua origem e seu símbolo: o Limão. Não deixem de ver o vídeo incrível da Festa do Limão.
Hoje vamos fazer um passeio maravilhoso e embarcar para a França, mais precisamente na cidade de Menton. Antes, porém, quero abrir um parêntesis e explicar a vocês que muitos, ou melhor, a grande parte dos países que visitaremos eu infelizmente não conheço, então o que escrevo é o que li nas pesquisas e aquilo que eu vejo nas fotos, então o que transmito a vocês é o que vejo através dos olhos daqueles que foram conviveram e partilharam suas experiências. Para mim, ler a impressão que os outros tiveram é também embarcar numa viagem, mesmo que não seja real, mas a minha imaginação posso garantir a vocês, vibra e sente em todo o meu ser a beleza, os aromas, as cores e tudo que um povo pode nos passar. Quem sabe algum dia não tenhamos o nosso momento de viver, partilhar e compartilhar as nossas próprias experiências; não é mesmo? Vamos então?
MENTON E A LENDA SOBRE SUA ORIGEM
A origem de Menton e de seu símbolo: o limão está ligada a uma lenda. Conta-se que Eva banida do Paraíso terrestre com Adão, levou consigo um um fruto dourado. Adão temendo a cólera Divina pediu a ela para jogar fora o fruto, porém seu apelo não foi ouvido. Após ter cruzado montanhas, vales e planícies, eles avistaram a baía de Garavan. O Golfo, o clima ameno e a vegetação luxuriante lembraram a Eva o Paraíso. Ela então enterrou o fruto nesse local e foi exatamente aí que nasceu um pequeno paraíso chamado: MENTON.
A lenda é bem curiosa, pois com certeza olhando fotos do local nós percebemos que realmente se trata de um belíssimo lugar, numa posição geográfica onde tudo lhe favorece. De frente para o Mediterrâneo, no centro da Europa e no extremo sudeste da França, situada entre o Principado de Mônaco e Itália, a cidade de Menton mergulha no coração de múltiplas influências.
Graças a um clima subtropical e praticamente com o céu límpido o ano todo, a cidade atravessa o ano praticamente sem inverno, podendo então os habitantes locais e os turistas desfrutar ao mesmo tempo de um belíssimo mar e da montanha. Também conhecida como o Paraíso dos Jardins, Menton é uma vitrine de arquitetura incomparável. Os perfumes, as cores, a quietude e também a diversidade de eventos que acontecem durante o ano, fazem de Menton a PÉROLA DA FRANÇA.
A FESTA DO LIMÃO
Antigamente, a cidade vivia principalmente da plantação de cítricos, porém infeliz- mente com o passar do tempo, essa produção diminuiu e hoje os proprietários de terras, agora felizmente, são encorajados a replantar árvores cítricas como: limoeiros, laranjeiras, clementineiras e outros tipos de cítricos. O Jardim de Cítricos do Palácio de Carnolès, conta com 337 de árvores divididas em 93 espécies.
A festa foi criada nos anos 30, e hoje é um evento tão concorrido como o Carnaval de Nice e o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco. A festa não tem equivalente no mundo, a originalidade dos desfiles consiste na decoração dos carros com toda a sua monumental estrutura, feita única e exclusivamente com cítricos. Nos recintos do Jardim Biovès, os motivos gigantes de limões e laranjas formam uma quinzena de quadros com um tema diferente a cada ano.
A construção dos carros e toda a decoração mobiliza mais de 300 pessoas entre agricultores, jardineiros, desenhistas e metalúrgicos. São 130 toneladas de cítricos para a festa. Ao término, todos os cítricos são revendidos à população a preços baixos para a fabricação de geleias, compotas, xaropes e vinho de laranja. A FESTA DO LIMÃO é anual e em fevereiro de 2016 acontecerá a 83ª festa no período de 13 de fevereiro a 2 de março, ainda sem tema definido. Bom pessoal, após essa viagem através da nossa imaginação, fica a vontade de conhecer esse Paraíso e tornar nossa viagem uma realidade.
Fica aqui o vídeo com as belíssimas imagens desse evento. Divirtam-se!!!