top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

CÚRCUMA: O OURO DA SAÚDE


Boa noite!!

Que tal irmos atrás desse pote de ouro e sabermos mais sobre a cúrcuma ou açafrão-da-terra, principalmente diante desse grave momento que estamos vivendo? Com essa batalha que estamos enfrentando, o nosso sistema imunológico e nervoso está sendo a todo momento posto à prova, ou porque estamos com nossa liberdade de ir e vir limitada, ou porque estamos sendo bombardeados com todo tipo de informação por conta dessa pandemia, e isso acaba minando nossas energias e nos enfraquecendo tanto emocional quanto fisicamente. Então para que tenhamos algumas "ferramentas" para combater esse momento turbulento, resolvi repostar essa matéria acrescentando mais informações e incluindo pequenas receitas que podemos utilizar para fortalecer nosso sistema imunológico além de outros inúmeros benefícios.

CÚRCUMA – Curcuma longa

Também conhecida como açafrão-da-terra, açafrão da Índia, açafrão de pobre, gengibre de manga, dentre outros.

O nome açafrão vem do sânscrito: kunkuma. O nome inglês turmeric é herdado do francês terre merit , ele próprio derivado do latim terra merita , que designava a raiz, por causa da substância terrosa da raiz e por ser conhecida por possuir grandes virtudes

O nome vem da palavra latina terra merita, que significa terra interessante. O maior produtor mundial é sem dúvida a Índia com 75% da produção mundial, seguido de Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka, Taiwan, Chine ou Myanmar.mas é igualmente cultivada na Tailândia, Ilha de Java (Indonésia) Haiti, Caribe,América Latin entre outros.


Cúrcuma e suas propriedades

Um pouco de história: Conhecido na Índia há mais de 4.000 anos, o açafrão é considerado um elemento essencial na cultura védica e na medicina ayurvédica.

Na Índia, colocado na testa dos recém-nascidos ou polvilhado no sari das noivas, é portador de boa sorte, e alguns povos das ilhas do Pacífico usam um pedaço desta especiaria como um amuleto para afastar os maus espíritos.

Podemos encontrar referência de sua utilização há 2.660 anos A.C. em um dos mais antigos tratados da medicina chinesa, o Pen Ts'ao de Shen-Nung (Pai da Medicina Chinesa), indicando-a no tratamento contra as dores nas articulações.

Já entre os monges budistas era considerada uma especiaria sagrada e de bom augúrio, além disso era usada como corante para tingir seus mantos, razão pela qual sua propriedade de coloração não passou despercebida à França que a utiliza desde 1975 sob o nome de E100, em manteigas, compotas, licores, queijos, leite, sopas, molhos, carnes, mostarda, etc..


Na cozinha: Utilizada em todo o mundo principalmente na Malásia, Índia, Indonésia, África e Oriente Médio, seu uso vai desde colorir maionese, pratos à base de ovos, arroz, batatas, lentilhas, cenouras, tomates e até mesmo em doces. Vale a pena experimentar uma pitada na massa de panqueca ou de WAFFLES, pois além de dar um sabor sutil, acrescentará uma cor vibrante, ou ainda uma pitada em bolos, compotas e saladas de frutas.

Na Índia e no Sudeste Asiático, entra na composição de curry em pó e garam masala; no Marrocos e nos países do Magrebe, ele compõe o ras-el-hanout; nas Índias Ocidentais e na ilha da Reunião, a cúrcuma é uma das muitas especiarias de Colombo.

Na Tailândia, as folhas e brotos jovens são usados como legume, entretanto se sairmos completamente da cozinha, podemos encontrá-la na cosmetologia.


Sabor: Levemente picante, amargo e adstringente com um aroma apimentado e um ligeiro perfume de laranja e gengibre.



Cúrcuma o pó dourado

Propriedades: A cúrcuma é um dos alimentos mais ricos do mundo em antioxidantes, e tem como seu principal agente ativo a curcumina que é considerada um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Suas propriedades antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres, auxiliando contra o envelhecimento precoce das células.

A curcumina tem benefícios protetores e regenerativos para certos órgãos digestivos e é responsável por purificar o sangue e prevenir o câncer entre outros benefícios, por isso é reconhecida por suas propriedades anti-cancerígenas. É considerada hoje um dos mais potentes anti-inflamatório natural, eficaz no combate à osteoartrite, tendinite, azia e outros problemas provenientes de inflamações diversas.

Protege ainda o sistema cardiovascular, diminuindo o acúmulo de gordura nas artérias e, além de ter efeito preventivo no Mal de Alzheimer, é um excelente antisséptico e cicatrizante.

Falamos acima que a cúrcuma é um poderoso antioxidante, mas o que vem a ser isso exatamente, e o que significa oxidação? Oxidação é uma reação química que cria radicais que são responsáveis pela aparição de diferentes distúrbios e doenças. Sendo assim, se protegermos o nosso corpo da oxidação através dos antioxidantes, estaremos protegendo a nossa saúde e bem estar.

Quer se trate de dor nas articulações, azia, acne ou mesmo uma pequena ferida, a cúrcuma agirá com eficácia em qualquer um desses problemas.

Abaixo vou citar rapidamente alguns dos seus benefícios.

Vou me ater um pouco mais apenas em alguns casos, pois não tenho autoridade para discorrer sobre esse assunto com profundidade, mas existem inúmeros livros disponíveis a esse respeito para aqueles que quiserem saber mais.




Papel da cúrcuma no câncer:

Segundo estudos, ela demonstrou ser um forte aliado no combate ao câncer, principalmente de mama e do pâncreas. A radioterapia e a quimioterapia juntamente com a ingestão da cúrcuma, contribui com o declínio das células cancerosas, diminuindo consideravelmente a aparição de metástases.


Papel da cúrcuma nas funções cognitivas:

A cúrcuma e seus componentes possuem efeitos benéficos contra alguns problemas de memória e várias doenças degenerativas. A raiz da planta se mostra útil na prevenção e combate do Mal de Alzheimer, além disso, ainda é capaz de drenar os metais pesados ​​presentes no organismo e limpá-lo, eliminando as placas amiloides (grupos de proteínas que se depositam e danificam o tecido nervoso).


A cúrcuma e o esporte: A cúrcuma é um antioxidante que pode ser interessante como parte da recuperação física após o esforço ou como anti-inflamatório natural. Pode ser utilizado na prevenção ou em caso de dor, inflamação ou lesão.


Aumento dos níveis de energia:

A cúrcuma, por sua ação benéfica no sistema digestivo, é capaz de aumentar os níveis de energia do organismo.

Com efeito, nosso sistema digestivo é energívoro e pode absorver até 90% da nossa energia física. Ao melhorar a nossa digestão e o funcionamento geral do sistema digestivo, a cúrcuma também permite aumentar indiretamente os níveis de energia e portanto, a nossa vitalidade.

Como a cúrcuma por si só é pouco absorvida pelo sistema digestivo, para uma maior eficácia recomenda-se sempre utilizar em conjunto com:

  • gengibre, que trabalha em sinergia com o açafrão por sua assimilação e efeitos anti-inflamatórios

  • pimenta do reino por causa da piperina que aumenta a digestibilidade da curcumina

Vou citar aqui algumas das inúmeras maneiras de utilização, lembrando que você poderá encontrar várias receitas de masala em posts anteriores onde um dos ingredientes é a cúrcuma. Lembro que esse blog não tem nenhuma pretensão de entrar na área fitoterápica, e que tampouco assegura que esse chás e preparados sejam eficazes. Minhas informações são baseadas em pesquisas de fontes diversas.



CHÁ DETOX E BACTERICIDA



1 xícara de água quente (sem chegar ao ponto de ebulição)

1/4 de colher de café de cúrcuma

suco de meio limão

1 colher de café de mel

1/4 de colher de chá de gengibre em pó

Uma pitada de pimenta do reino.

Aqueça a água sem deixar ferver.

Transfira para uma xícara e adicione os ingredientes restantes mexendo até que o mel se dissolva.

Recomenda-se tomar em jejum, porém se quiser fazer um tratamento, ingira duas xícaras por dia durante duas semanas, seguida de duas semanas de pausa antes de retomar, se necessário.




Dor de garganta

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de açafrão-da-terra

9 colheres de sopa de suco de limão

Misture os ingredientes e beba de uma só vez.



Para turbinar e dar energia

Em um copo de água ou leite coloque 2 gramas de cúrcuma em pó, pimenta do reino moída na hora e mel. Misture bem e ingira antes dos exercícios.


Leite Dourado

Leite Dourado ou Leite da Lua, considerado um remédio na medicina ayurvédica tradicional e reconhecido pelo OMS (Organização Mundial da Saúde) é uma bebida feita com leite vegetal (nessa receita com leite de coco) e especiarias como: cúrcuma e pimenta do reino.

O Leite Dourado, conhecido desde os primórdios dos tempos e já consumido pelos Yogis (ascetas ou sábios praticantes de yoga e meditação), tornou-se conhecido e consumido há apenas alguns anos quando as pessoas começaram a se preocupar com a saúde e bem estar.

Além de ser usado para a cura, é delicioso, com um sabor suave e sutil, e muito fácil de se preparar. Tem uma cor dourada à qual devemos ao poderoso corante conforme mencionei acima.

Você deve estar se perguntado: Então? Quais são os benefícios?

Temos inúmeros, principalmente com a inclusão da pimenta que tem o papel de potencializador.

Bem, está pronta para a "listinha" dos benefícios?

  • Regula o colesterol

  • Anti-inflamatório

  • Antioxidante

  • Desintoxicante do fígado

  • Anti-séptico

  • Regula o metabolismo

  • Aumenta a memória e a função cerebral

  • Analgésico (eficaz no alívio da enxaqueca)

  • Eficaz no emagrecimento

  • Digestivo

  • Fortalece o sistema imunológico (bactericida e anti-séptico)

  • Alivia distúrbios neurológicos

  • Regula a hipertensão arterial

  • Antidepressivo

  • Trata problemas de pele

Além disso, em sua versão tradicional, a bebida também possui as virtudes do leite e do óleo de coco, sendo as principais:

  • Proteção contra as doenças degenerativas como Parkinson, Alzheimer, etc.)

  • Antifúngico

  • Propriedades de emagrecimento

  • Equilíbrio hormonal com ação sobre a tireoide e as glândulas suprarrenais

  • Facilita a digestão

  • Age no diabetes estabilizando o açúcar no sangue

  • Age nas doenças da pele como eczema e psoríase

  • Aumenta o bom colesterol

Chega!!!! Vamos para a receita, super fácil, principalmente se levarmos em consideração todos os benefícios que teremos com esse hábito diário.


LEITE DOURADO

Ingredientes:

2 copos de leite de coco ou outro leite vegetal (aveia, soja, amêndoa, arroz) ou ainda leite de vaca

1 colher de sopa de óleo de coco

1 colher de café de cúrcuma em pó

1 pitada de pimenta do reino (moída na hora, de preferência)

Mel (opcional)

Modo de preparar:

Coloque o leite de coco em uma panela juntamente com a cúrcuma, mexa sem deixar grumo.

Deixe em fogo baixo e deslgique antes de entrar em ebulição.

Adicione o óleo de coco e mexa bem.

Por último adicione a pimenta do reino, açúcar ou mel (dê preferência ao mel, se possível)

Recomenda-se 1 a 2 copos ao longo do dia.


Algumas variantes, ou seja, na substituição de alguns ingredientes você terá outros benefícios:


SUPER ENERGIZANTE (para iniciar seu dia com uma super disposição)

Na receita de base do Leite Dourado, acrescente 5 gramas de chá verde ou preto com um bastão de canela e 3 gramas de gengibre em pó.


LEITE DOURADO DA NOITE (para um sono reparador)

À receita de base acrescentar 3 anises estrelados.

Receita de base é a que dei acima e partindo dessa, você pode acrescentar os sabores que quiser, desde baunilha, gengibre, cardamomo, cravo, etc...

Então não dá para deixar de inserir na sua dieta, por falta de benefícios não será a desculpa, pois esses não faltam. Por conta do sabor? Também não será, visto que poderão ser utilizadas várias outras especiarias para saborizar.


Variação II

Essa é outra receita de Leite Dourado, e você terá sempre que ter à mão, a pasta de cúrcuma já pronta para adicionar ao seu leite preferido.

Ingredientes:

1/2 xícara de água (filtrada)

1/4 de xícara de cúrcuma em pó

Leve os ingredientes ao fogo baixo por 6 a 7 min. aproximadamente até que fique com uma consistência cremosa.

Acrescente 1 colher de café da pasta em uma xícara de leite de sua preferência adoçado com mel ou outro tipo de açúcar.

Guarde a pasta em um vidro hermeticamente fechado na geladeira por até 15 dias.



Uso externo da cúrcuma

Máscara de beleza

Essa máscara é revitalizante, não se preocupe, apesar de ter falado que ela é usada como corante, você não vai ficar "amarela" 😏, só terá que lavar bem o rosto, mas cuidado com a roupa, aí não posso garantir.

Essa máscara é ideal para peles oleosas, ou seja, reduz a secreção de oleosidade e deixa a pele radiante. É um excelente cicatrizante, reduz as manchas, favorecendo sobretudo a elasticidade e dando um aspecto rejuvenescedor à pele.

Não é milagrosa a cúrcuma?!!!


Ingredientes:

  • 1 colher de café de cúrcuma em pó

  • 1 colher de café de farinha de trigo

  • 1 colher de café de óleo de amêndoa doce

  • 3 colheres de café de leite de vaca ou vegetal

Modo de fazer:

  • Misture a cúrcuma e a farinha. Acrescente o óleo de amêndoa e misture até os ingredientes ficarem homogêneos. Se ficar muito espesso, acrescente um pouco de óleo, se muito líquido, um pouco mais de cúrcuma e farinha.

  • Limpe a pele e enxague com água morna antes de aplicar a máscara a fim de abrir os poros. Deixe agir por 15 a 20 minutos. Em seguida lave em água abundante até retirar a cor amarela da pele

  • Aplique essa máscara uma vez por semana


Mas como nem tudo que reluz é ouro, a cúrcuma, embora com inúmeras propriedades tem algumas contra indicações que devem ser observadas.



CONTRA INDICAÇÕES

Devemos ter sempre em mente que mesmo com tantos benefícios e sendo 100% natural, ainda assim, possui inúmeras contra indicações, as quais devem ser observadas antes de se adotar esse ou qualquer outro produto natural regularmente.

Ela é contra indicada para pessoas que sofrem de obstrução e cálculos biliares, doenças do fígado e que apresentam sinais de alergia como erupções da pele.

Pessoas submetidas a intervenção cirúrgica.

No caso de úlcera do estômago ou do duodeno, evite consumir doses elevadas pois poderá aumentar a irritação.

Durante a gravidez e o aleitamento materno.

Consulte sempre seu médico antes de inserir essa ou outra planta no seu dia a dia.


Conservação: em vidro fechado ao abrigo da luz.

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page