Cozinha do Fim do Mundo
Uma viagem cultural e gastronômica pelos cantos da Terra
Bom dia pessoal!!!
Vocês devem estar achando esse nome "Conexões", definitivamente estranho não é? Posso explicar e vamos ver se consigo passar a idéia para vocês. Como disse anteriormente, na ocasião em que coloquei esse Blog no ar, a idéia era, e é viajar através de aromas, texturas, imagens, ou qualquer coisa que nos tire desse dia a dia, por vezes tão estressante.
Pois bem, pensei bastante e resolvi abrir mais uma aba para o meu site, onde colocarei algumas receitas que não são nem daqui e nem dalí, mas sim com ingredientes e idéias de cantos diversos. Eis a razão pela qual chamei de CONEXÕES DAQUI E DALÍ. Quando assistimos a um filme, lemos um livro, ou viajamos ou até mesmo quando fazemos alguma conexão durante nossos vôos ou mesmo olhando pela janela do avião, avistamos a cidade onde pousaremos ou sobrevoaremos e começamos a divagar imaginando como é o dia a dia das pessoas ali embaixo, como vivem, quais seus hábitos e costumes, e não raras vezes, algumas pessoas, me incluo nisso, se fazem valer de livros para saber um pouco mais sobre aquilo que apenas nossos olhos e nossa imaginação conseguem ver.
Dessa forma, acontece com as receitas que fazemos, algumas já velhas conhecidas, mas ao invés de fazer aquela mesmice de sempre, devemos parar e pensar: o que posso acrescentar para que saia algo diferente.. ..e voilá!!!! Com certeza, dando asas à nossa imaginação chegaremos a um resultado de uma variação sobre um mesmo tema, e quem sabe passar um pouco do sabor daquele olhar que tivemos através da janela do avião. Que tal????
Olá!!!
Hoje resolvi sair um pouco da linha e dar uma receita de bolo, se bem que eu não seja muito afeita a bolos, de vez em quando arrisco alguns que dão certo. Afinal das contas, cozinhar é se aventurar e algumas vezes "quebrar a cara", porém sempre aprendemos muito, mesmo quando as coisas não dão certo e isso não está restrito somente à cozinha não é mesmo?
Bom, vamos lá então aos ingredientes?
BOLO DE CLEMENTINE
Ingredientes:
3 clementines médias com casca (orgânicas)
1 1/2 xícara de chá de açúcar
3/4 xícara de chá de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
3 ovos
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
Para cobertura:
geleia de clementine ou açúcar de confeiteiro ou impalpável***
Modo de fazer:
Pré aqueça o forno 150ºC.
Coloque no processador todos os ingredientes, exceto o fermento. Processe até que fique reduzido a uma pasta. Desligue, acrescente o fermento e repita a operação rapidamente.
Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada (25 cm diâmetro) e leve ao forno por aproximadamente por 45 min. Espete um palito no centro do bolo, se estiver com resquício de massa, deixe no forno por mais alguns minutos e refaça o teste.
Desenforme quando estiver morno e espalhe geleia por cima. Se optarem pelo açúcar coloquem em uma peneira pequena e polvilhe sobre o bolo.
***Açúcar impalpável e de confeiteiro são praticamente a mesma coisa, a diferença é que o impalpável vem misturado a uma porcentagem de amido de milho que serve para retirar a umidade do açúcar.
Obs.: Lembro novamente que a temperatura do forno pode variar de um fogão para outro ou de uma assadeira para outra, então o tempo é sempre aproximado.
01/04/2016
FRANGO COM HIBISCO
Bom!!!
Após o carnaval, onde com certeza todos nós saímos um pouco da linha, é hora de voltarmos à nossa rotina comendo coisas leves e saudáveis. E falando em voltar, voltaremos ao nosso tão saudável hibisco sobre o qual já falei em outros posts, onde sugeri bebidas, falamos sobre sua origem, suas propriedades, etc..... Hoje, vamos nos preparar para o final de semana e comprar os ingredientes para fazer esse delicioso Frango ao Molho de Hibisco.
Ingredientes:
5 a 6 escalopes de frango cortado em cubos
1 vidro de leite de coco (light)
suco de 1 limão
2 colheres de sopa de mel
azeite
1/2 colher de café de coentro em pó
1 saquinho de chá de erva cidreira
1/2 colher de café de gengibre em pó
1 colher sobremesa de flor de hibisco
1 copo de água
Modo de fazer:
Leve a água ao fogo e quando começar a ferver, junte o hibisco, as especiarias, o mel, o suco do limão e deixe em infusão. Desligue o e reserve.
Coloque um fio de azeite em uma panela e assim que estiver bem quente acrescente os cubos de peito de frango, reduza a temperatura, tampe a panela e cozinhe até que a água se evapore.
Nesse ponto, retire os hibiscos e o saquinho de chá que estavam em infusão e acrescente ao frango, deixando em fogo baixo por uns 5 minutos.
Por último acrescente o leite de coco e cozinhe por mais 20 minutos aproximadamente ou até que o molho fique espesso.
Fica saboroso e colorido, a acidez do hibisco e do limão, a doçura discreta do mel em contraste com as especiarias, tudo isso somado ao também adocicado e aveludado leite de coco dão um toque de exoticidade a esse prato.
Sirva com arroz branco ou arroz com açafrão da terra (cúrcuma) como a foto ao lado.
12/02/2016
CINNAMON ROLL
Boa tarde!!
Então vamos a receita do Cinnamon Roll? Afinal, precisamos desmistificar essa história de que fazer pão é complicado, não é? O único inconveniente é o tempo que precisamos aguardar para a massa crescer, e como esse processo demora nos passa a impressão de ser difícil e complicado. (Lá no final da receita tem uma dica para acelerar o crescimento da massa.)
Mas tudo é compensado quando o cheiro começa a tomar conta da cozinha e vai se espalhando pela casa, e quando fica pronto então, o tempo que demorou para crescer deixa de existir tamanha a alegria de vê-los quentinhos, úmidos, saborosos e extremamente leves.
O primeiro cinnamon roll foi assado na Suécia no dia 04 de outubro, dia esse comemorado como o Dia Nacional do Bolo de Canela. Na Suécia o Cinnamon Roll tem o nome de “KANELBULLE” cuja tradução ao pé da letra é bolo de canela.
Os bolos de canela nesse país, além de levarem uma pitada de cardamomo não são tão doces e pesados como nos Estados Unidos os quais levam açúcar, mel, canela e uva passa.
Os Kanelbulles ou bolos de canela tornaram-se um clássico nas festas nos cafés na Suécia e durante a idade de ouro do “cozinhar em casa” essas festas se tornaram uma verdadeira orgia de pães doces, bolinhos, biscoitos recheados e bolos sempre com canela. Essa tradição ainda permanece na Suécia e se você for convidado para ir à casa de alguém para um café, sempre terá bolo, biscoito ou bolinho de canela.
Nos cafés na Suécia, pequenos, saborosos e delicados biscoitos continuam a competir com os muffins americanos.
Receita
Ingredientes
massa:
2 ¼ colheres de chá de fermento seco
½ xícara de água morna
½ xícara de leite quente (aqueça até que comece a borbulhar na lateral da panela)
½ xícara de chá de açúcar
1/3 de xícara de manteiga sem sal
1 ovo (temperatura ambiente)
2 colheres de chá de sal
4 xícaras de chá de farinha de trigo
recheio
6 colheres de sopa de manteiga sem sal – temperatura ambiente
½ xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de canela
1 pitada de cardamomo
cobertura
1 xícara de creme de leite fresco
½ xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de canela em pó
Modo de fazer:
1. Num bolw pequeno misture o fermento com 2 colheres de de chá de açúcar e a água morna, mexa bem e aguarde até dissolver, aproximadamente 10 min.
2. Em outro bolw adicione o leite, a manteiga, o ovo, o res- tante do açúcar e o sal. Bata bem até que todos os ingre- dientes fiquem bem misturados.
3. Adicione metade da farinha e misture bem.
4. Adicione a mistura do fermento que estava reservado e in- corpore aos outros ingredientes.
5. Acrescente o restante da farinha, mexa bem e transfira pa- ra uma bancada de mármore enfarinhada e sove a massa
por aproximadamente 15 minutos (se quiser poderá usar a batedeira com o batedor de massa pesada em velocidade média por 5 minutos).
6. Transfira a massa para um bowl, cubra com um pano de prato e deixe em local aquecido até dobrar de volume (aproximadamente 2 horas).
7. Quando tiver dobrado de volume, pressione e abaixe a massa com os punhos.
8. Divida em duas partes e em superfície enfarinhada abra num retângulo não muito fino.
9. Misture todos os ingredientes do recheio e use metade para passar sobre o retângulo, e vá enrolando como se fosse um rocambole. Corte em pedaços de dois dedos mais ou menos, disponha numa assadeira untada e enfarinhada. Repita o processo com a outra metade da massa.
10. Cubra com papel filme e deixe crescer novamente 1 ½ hora.
11. Pré aqueça o forno 180º por 15 minutos mais ou menos e após a massa crescida coloque no forno e deixe por aproximadamente 20 a 25 minutos.
12. Uma vez assados, leve os ingredientes do recheio ao fogo e coloque sobre o pãezinhos ainda quentes.
Dicas: Os cinnamon rolls devem ser comidos mornos, são deliciosos e muito, muito fofinhos. Quando esfriarem coloque-os no microondas por 6 segundos aproximadamente e voces terão os pãezinhos como se estivessem acabado de sair do forno.
Acelerando o processo de crescimento: Ligar o forno, deixar aquecer e desligar. Quando estiver morno, colocar a massa (sempre coberta para não ressecar) por aproximadamente 45 minutos.
Voce pode usar a batedeira do item 2 até o final, lembrando que uma vez que tiver colocado o restante da farinha deverá trocar o batedor.
31/01/2016
AVEIA GRATINADA COM FRUTAS
Boa noite pessoal!!!
Eis aqui uma receita extremamente saudável, deliciosa que leva ingredientes para lá de gostosos. Amêndoas, aveia, avelãs, ai que delícia!!! Pena que não tem mais! Mas é tão fácil que dá para fazer sempre. Vamos lá? Antes, lembro que podem trocar as amêndoas e avelãs por castanha do Pará e castanha de cajú, garanto que fica tão gostoso quanto.....
Ingredientes:
150 gr de aveia
1 fava de baunilha (podem substituir por 1
de colher café de essência
1 colher (chá) canela em pó
1/2 colher (chá) de noz moscada ralada
50 gr de amêndoas moídas grosseiramente
50 gr de avelãs
1 pera sem casca
75 gr de uvas passas
450 ml de leite
200 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
Modo de fazer:
Em uma tigela coloque a aveia e junte a fava de baunilha juntamente com os outros ingredientes secos. Mexa bem, em seguida adicione o leite e o creme de leite. Coloque numa refratária, rale a noz moscada por cima e leve ao forno por 30 a 35 minutos a 180º. Retire do forno, polvilhe demerara e volte ao forno no modo gril para que o açúcar vire uma crosta, ou com o maçarico. Sirva quente ou frio. Garanto, é muito, muito bom!!!!
24/11/2015
Boa noite pessoal!!
Agora que essa página já está criada e vocês já sabem do que se trata, podemos iniciar com a foto da receita que postei na terça-feira no Facebook, aliás hoje está um dia ótimo para um bolo perfumado com uma bela xícara de chá. Como disse, trata-se de uma conexão entre a Inglaterra, já que utilizamos o robusto chá preto Inglês e a Ásia, que entrou com as especiarias extremamente aromáticas. Na verdade, os sabores todos são provenientes da Ásia, já que o chá que utilizei vem do antigo Ceilão, hoje Sri Lanka, que é o 3º produtor mundial de chá.
BOLO DE CHÁ INGLÊS COM ESPECIARIAS
Ingredientes:
3 saquinhos de chá preto
1/2 xícara de chá de água
4 colheres de sopa de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
4 ovos
100 gramas de damascos
1 xícara de chá açúcar
1/2 xícara de chá de mel
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher chá de canela em pó
1 colher de café de cravo em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de café de pimenta síria
1 colher de chá de noz moscada ralada
100 gramas de nozes
1 colher de sobremesa de sementes de papoula
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Modo de fazer:
Ferva a água e acrescente 1 saquinho de chá e reserve.
No processador coloque os outros dois saquinhos de chá e processe a fim que ele fique reduzido a pó, em seguida acrescente as nozes e pulse para que elas fiquem em pedaços pequenos. Reserve, e por fim, pique os damascos, também em pedaços pequenos.
Bata o açúcar com a manteiga e adicione os ovos um a um, batendo sempre entre uma adição e outra. Em seguida junte o mel, acrescente a farinha aos poucos sempre batendo.
Na sequência, acrescente o chá que voce reservou no começo, o chá processado com as nozes, os damascos e por último as especiarias (reserve um pouco para a decoração). Finalmente, dissolva o fermente em um pouco de água e incorpore delicadamente à massa.
Unte uma assadeira redonda com manteiga e polvilhe com farinha, e leve ao forno pré aquecido 180º, ou até que espetando um palito, ele saia limpo.
Deixe esfriar, desenforme e polvilhe 2 a 3 colheres de sopa de confeiteiro junto com as misturas de especiarias que voce reservou no final .
Observação: eu servi com uma geléia de mandarina que ainda não postei, mas claro, a geléia é opcional.
22/10/2015
PERU
QUINUA A CAPRESE
Olá
Hoje vou dar uma receita bem saudável, e ao mesmo tempo vamos fazer uma viagem à América do Sul. Ressalto, porém, não se tratar de uma receita Peruana, mas sim com o ingrediente principal, a Quinoa, originária do Peru.
Temos registros de sua utilização há mais de 5.000 anos A.C., e vocès poderão encontrar mais informações sobre esse ingrediente milenar no Post publicado em 05/05/2016, ou clicando aqui.
O povo Aymara dizia:
"A quinua é vida
A quinua é esperança
A quinua é passado e presente
A quinua é o futuro da humanidade"
Quinoa a Caprese
Ingredientes:
2 xícaras de chá de quinoa cozida (usei a branca, tem menos caloria)
1 xícara de chá de molho de tomate
1/3 xícara de chá de creme de leite (fresco, lata ou de caixinha) - cuidado para não deixar talhar caso não opte pelo fresco.
1/2 xícara de chá parmesão ralado (reserve uma parte para colocar por cima)
1 xícara de chá de muçarela de búfala (reserve uma parte colocar por cima)
200 gr tomatinho doce
Manjericão, alecrim e orégano a gosto
pimenta do reino (opcional)
Sal
Modo de fazer
Pré-aqueça o forno 350º
Esquente o molho. Deixe ferver, acrescente o creme de leite, parmesão, pimenta e o sal.
Retire do fogo, junte a quinoa, os queijos, metade dos tomates cortados ao meio e adicione as ervas.
Unte uma refratária e coloque a quinoa, espalhe o restante dos queijos, decore com o restante dos tomatinhos inteiros e acrescente mais ervas se quiser.
Leve ao forno por 15 min para gratinar.
Obs.: Vocês não conseguem visualizar, mas eu dividi a minha receita e fiz metade com muçarela de búfala e a outra metade com queijo de cabra, vocês sabem né, quando se faz comida para gostos diversos precisamos agradar a todos os paladares.
08/07/2016
Olá
Estou postando uma receita de bolo de limão siciliano, muito saboroso e perfumado. Acredito que todos devam conhecer aquele famoso bolo de laranja feito com a casca e tudo não é? Pois bem, esse também é feito com o limão inteiro, porém temos um procedimento para que não fique amargo.
Minha irmã costuma dizer que o caderno de receitas de minha mãe tem inúmeras receitas de bolo todos iguais, ou seja, "bolo de uma xícara", "bolo 1,2,3", "bolo duas xícaras" enfim, ela diz que todos são iguais. Mas esse com certeza não é, e confesso que "bolo bolo" como dizem, também não gosto.
Bolo para mim, tem que ter sabor, seja de uma especiaria, de uma fruta, de um chá, qualquer coisa, menos bolo sem sabor.
E esse eu garanto que é especial e ainda com esse friozinho de hoje e com uma xícara de chá bem quente, é o que tem de melhor!!!!
Bolo de Limão Siciliano
Ingredientes:
2 limões sicilianos grandes (orgânicos)
1 xícara de chá de óleo
4 ovos (temperatura ambiente)
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Calda
1/2 xícara de chá de suco de limão siciliano
1/2 xícara de chá de açúcar refinado
Cobertura (opcional)
Açúcar impálpavel
raspas de limão
Cobertura (opcional)
Açúcar impálpavel
raspas de limão
Modo de fazer:
Lave os limões, coloque-os em uma panela com água suficiente para cobri-los e leve ao fogo contando 10 minutos após o início da fervura. Findo esse tempo, retire a água e repita o processo por mais duas vezes. O limão ficará bem murcho.
Corte os limões ao meio, retire as semente, e corte-os em pedaços (com casca e tudo)
No liquidificador coloque os líquidos e bata até incorporar, acrescente o limão e repita a operação (pode deixar que eles triturem sem se desintegrarem totalmente).
Acrescente o açúcar e bata, e depois vá incorporando a farinha lentamente. Se o liquidificador não aguentar faça esse procedimento a mão.
Por último junte o fermento e fora do liquidificador incorpore-o à massa.
Unte uma forma redonda, despeje a massa e leve em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 45 min.
Calda
Misture os ingredientes, leve ao fogo até derreter o açúcar e engrossar um pouco.
Desenforme o bolo ainda morno, regue com a calda, e se for usar o açúcar impalpável, aguarde até que toda a calda tenha sido absorvida antes de polvilhar o açúcar, e coloque raspas de limão por cima.
28/04/2016
Olá!!
A receita de hoje será com quinoa, e se vocês lerem o post anterior que fala sobre as suas propriedades, saberão que se trata de um dos "cereais" mais completos que existe, e que quando integrado aos legumes, terão uma refeição mais que completa, com todas as proteínas e nutrientes que seu organismo precisa.
É um produto com um custo relativamente baixo, fácil de fazer, versátil, muito gostoso e saudável. Incorporem esse produto em sua alimentação sem culpa.
QUINOA AO FORNO
Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de pimentão vermelho cortado
1/2 xícara de chá de cebola picadinha
1 dente de alho picado
1 e 1/3 xícara de chá de caldo de legume (ou outro qualquer)
1 xícara de chá milho (congelado)
1 xícara de chá de legumes congelados (opcional)
2/3 xícara de chá de molho de tomate
2/3 xícara de chá de grão de bico cozido (eu substitui pelo feijão andú)
2/3 xícara de chá de feijão preto cozido
1 xícara de chá de quinoa (não cozida)
1/2 colher de sopa de grãos de cominho
1/4 colher de chá de sal
pimenta vermelha picadinha (opcional)
1 xícara de queijo ralado (parmesão, meia cura ou cheddar)
Coentro picado
Modo de fazer:
Pré aqueça o forno a 180°C.
Coloque uma panela com o azeite no fogo médio e adicione o pimentão, cebola, alho sempre mexendo até que a cebola comece a dourar.
Adicione o restante dos ingredientes exceto o queijo e o coentro e misture bem até que a quinoa fique bem incorporada aos ingredientes.
Quando começar a ferver, transfira para uma refratária, cubra com papel alumínio, leve ao forno e cozinhe até que a quinoa tenha absorvido os líquidos. (aproximadamente 40 min). Coloque o queijo por cima e deixe gratinar,
Retire do forno e decore com coentro picado.
Dica: A receita básica de quinoa, é idêntica ao arroz, uma medida de quinoa para duas de água.
Podem ainda acrescentar azeitona picada, uva passa, substituir um dos grãos por feijão vermelho, enfim, dá para fazer inúmeras variações, tantas quantas a imaginação de vocês permitir.
05/05/2016
Olá!!!
Hoje vamos fazer uma sopa deliciosa com tomates assados. Não deixem de fazer, pois é muito fácil e o sabor nem preciso falar. Hummmmmm!! Antes, porém, gostaria que vocês sempre dessem uma olhada nas dicas, as quais, quando houver estarão sempre no final dos Post's.
Essa sopa é feita basicamente com tomates e manjericão, porém com algumas "coisinhas" a mais, as quais acredito, elevam e potencializam o sabor dessa sopa.
SOPA DE TOMATES ASSADOS - Sopa Caprese
Ingredientes:
8 tomates italianos (orgânicos) sem sementes e picados
½ xícara de chá de azeite
3 dentes de alho
1 cebola
Sal a gosto
1 xícara de chá de creme de leite light
3 colheres de sopa de manteiga
4 xícaras de chá de caldo (usei legumes)
Pesto:
¼ xícara de chá de azeite
1 colher de sopa de suco de limão
¼ de xícara de chá de parmesão ralado
2 dentes de alho
2 punhados de manjericão
Sal (cuidado pois o parmesão já é salgado)
Complemento:
Pão italiano torrado em fatias não muito finas
Molho pesto
Mussarela de búfala
Pimenta do reino moída na hora
Modo de fazer:
-
Pré aqueça o forno a 200°C.
-
Coloque os tomates e os dentes de alho com casca em uma assadeira (sem que fiquem remontados), regue com o azeite e polvilhe o sal.
-
Deixe no forno por aproximadamente 30 minutos até que a água tenha evaporado e eles fiquem assados.
-
Numa panela derreta a manteiga, adicione a cebola, deixe murchar e ficar transparente, ou se quiserem, com cor de caramelo (como eu faço). Sempre mexendo acrescente o alho assado sem a casca, os tomates, o punhado de manjericão e revolva esses ingredientes por alguns minutos.
-
Adicione o caldo e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo médio.
-
Retire do fogo, processe ou use um mixer, em seguida adicione o creme de leite light dissolvido em uma pitada (colher chá) de farinha de trigo e volte ao fogo até que ferva.
-
Disponha a sopa em um bowl, coloque uma fatia de pão italiano torrado, em cima do pão as fatias de búfala e finalmente o pesto.
-
Leve ao forno para gratinar.
-
Retire, moa pimenta do reino e bom apetite!!!
Essa sopa é realmente muito boa e com um sabor suave e ao mesmo intenso.
Dicas: O tomate usado é o italiano por ser menos ácido.
O pesto pode ser opcional, se não usarem podem usar o Parmesão ou Pecorino ralado regado com azeite ou ainda crouton no lugar do pão Italiano. Porém se fizerem e sobrar, pode ser guardado na geladeira em vidro esterilizado (ver na aba de dicas). Lembro ainda, que esse Pesto não é a receita tradicional pois nesse colocamos nozes e a tradicional é com pinoli.
Tradicional ou não, o pesto é muito versátil e com ele podemos fazer bruschettas e ainda o tradicional Macarrão ao Pesto, bastando nesse caso acrescentar nozes moídas grosseiramente (ou castanha de caju), rechear peito de frango, etc, e ainda substituir o manjericão por rúcula ou agrião.
Bem, não faltam idéias e ficaríamos um bom tempo dando sugestões, então deixem a criatividade, imaginação e a magia despertarem em cada um.
13/05/2016
MASSA DE PIZZA
Ingredientes:
1 pacotinho de 10 gramas de fermento seco
2 colheres de sopa de mel ou açúcar
1 xícara de chá água quente
2 xícaras e meia de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
Modo de fazer:
-
Aqueça o forno a 200º C.
-
Num bowl dissolva o fermento e o mel na água quente. Deixe alguns minutos até que o fermento se expanda. (A mistura ficará espumosa).
-
Adicione a farinha de trigo, o azeite, o sal e mexa com uma colher de pau e em seguida com as mãos. Vá integrando os ingredientes até a massa ficar macia, porém firme. Se estiver pegajosa vá adicionando mais farinha (1 colher por vez), se estiver seca adicione água (1 colher de sopa por vez).
Separe em porções de acordo com a quantidade, tamanho e espessura que farão e pronto, só isso. Agora é só escolher o recheio, colocar no forno e ficar atento para que não passe do ponto, pois dependerá da espessura, da quantidade de recheio e do forno.
Eu fiz de três formas e com três recheios:
-
abri a massa bem fina, recheei com (peito de peru, mussarela de búfala, tomate italiano sem semente, e orégano), enrolei, cortei como rocambole, coloquei a cobertura, que aqui faz toda a diferença, pois os sabores são realmente incríveis e em seguida levei para assar.
Ingredientes da cobertura:
1/2 xícara de chá de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de mostarda Dijon ou a comum
1 colher de sopa de sementes de papoula
Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre até que a manteiga e o açúcar derretam.
Coloque sobre os enroladinhos.
-
o outro eu também enrolei como um rocambole, porém não fatiei. Esse eu recheei com ricota esfarelada temperada com curry em pó, coentro em pó, cominho em grão, coentro fresco picadinho e muita pimenta vermelha picadinha.
-
por fim a última parte da massa eu abri bem fina, recheei com vários tipos de queijo, tomate e manjericão e fiz como um calzone ou um pastelão. Pincelei os dois com azeite e em um deles coloquei gergelim e no outro gergelim, orégano e polvilhei com sal rosa do Himalaia.
Dicas: Essa massa pode ficar na geladeira envolvida em azeite por até 3 dias e no freezer por um mês.
Calzone: não esquecer que se fizerem assim, ele deverá estar bem fechado para que o recheio não escorra.
A sugestão que dei com a cobertura de mostarda, mel etc. deverá ter de preferência peito de peru, presunto ou lombo canadense, pois são os sabores desses embutidos mesclados aos ingredientes da cobertura que darão um sabor para lá de especial.
18/05/2016
Olá!!
A pedido, estou postando essa receita de massa de pizza que é muito fácil, rápida e prática, pois não precisamos deixar crescer e nem sovar. Não é fantástico? Sem contar que ela tem uma textura muito, muito macia e pode ser aberta bem fininha sem nenhuma dificuldade e além disso é bem versátil. Experimentem!!
Olá!!
Talvez vocês no primeiro momento achem que nem vale a pena ler a receita, quanto mais fazer, afinal é só mais um bolo, vocês dirão ou pensarão, certo?
Errado! Eu asseguro que a textura e o sabor contradizem a imagem, e além de muito fácil, são ingredientes que com certeza temos em casa.
Então pensem: feriado + frio + xícara de chocolate quente = Bolo de canela. Se animam?
BOLO DE CANELA - Blondie
Ingredientes:
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de canela
1 colher de chá de fermento
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 xícaras de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de manteiga sem sal
2 ovos
Cobertura:
1 colher de sopa de canela
1/4 de xícara de açúcar cristal
1 colher de sopa de manteiga derretida
MODO DE FAZER:
-
Pré aqueça o forno a 180º e unte uma assadeira quadrada de 23x23 aproximadamente.
-
Num bowl coloque a farinha, canela, o fermento e o bicarbonato. Reserve.
-
Numa panela coloque o açúcar e a manteiga em fogo médio por 5 minutos ou até que o açúcar a manteiga derretam e fiquem bem incorporados. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco
-
Após ter esfriado, acrescente a baunilha e os ovos um a um batendo a cada adição.
-
Coloque essa mistura nos ingredientes que estão no bowl (ingredientes secos), misturando bem, porém sem bater.
-
Despeje a massa e esparrame bem sobre a assadeira.
Asse por 40 minutos ou até que ao colocar a ponta de um garfo ele saia limpo. Deixe esfriar uns 10 minutos.
Misture a canela e o açúcar da cobertura em um bowl, pincele a superfície do bolo com a manteiga derretida e polvilhe com a mistura de açúcar e canela.
Obs.: Como essa massa é bem densa, na hora de colocar na assadeira pegue uma espátula, molhe na água e vá esparramando a massa de forma homogênea na assadeira.